Sonhos, Realidade & Coaching...
- Patrícia Oliveira
- 30 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2017
António Gedeão proclama, na sua Pedra Filosofal, que "o sonho comanda a vida" e que "enquanto um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos duma criança"...
Mas, diz o povo, em Portugal, que "Sonhar é construir castelos no ar"...
E depois, vem Pessoa dizer que um dia irá #construir_um_Castelo com as #pedras_no_caminho ...
Sonhar é mesmo construir Castelos...
... com as pedras do caminho.
Enquanto sonhamos, durante a noite (ou até quando o fazemos acordados!...) elaboramos significados e sentidos, com as pedras e construções alojadas até ao momento no nosso subconsciente: experiências e aprendizagens antigas e recentes, com as quais trabalhamos para construir as novas #aprendizagens que ao longo do dia não ficaram suficientemente consolidadas.
Ou porque não encaixaram naquilo que já sabíamos, e acabámos por "deixar morrer o tema", ou porque são novidade absoluta, e não sabíamos como lidar com ela, ou porque despertaram emoções fortes, que preferimos enviar para a "parte de trás da cabeça", ou ainda porque não tínhamos acesso às pedras ou construções antigas (alojadas no subconsciente) para poder reconstruí-las com os novos materiais...
Aprendizagens novas que precisam ser construídas, já que "pedras soltas" são um passaporte, real e perigoso, para a ruína do Eu. Aprendizagens que, não tendo sido feitas ao nível do consciente, são assim realizadas, ao nível do #não_consciente.
Nem todas as nossas aprendizagens são "factos científicos". A grande maioria, pelo contrário, são posições arbitrárias - geradas pela nossa mente individual - sobre a matéria empírica da experiência subjectiva, fundida e refundida nas temperaturas quentes ou gélidas das emoções que a acompanham.
Algumas são memórias, outras percepções, outras ainda classificações ou raciocínios - a nossa própria noção muito pessoal de #realidade.
Depois, há todas aquelas outras construções mentais que fazemos, e que sabemos ainda não serem realidade: os #desejos, os #sonhos, os #projectos.
Esses que comandam a vida e fazem o mundo avançar...
Coaching: do sonho à realidade
Joseph O'Connor e Andrea Lages, explicam no seu livro "Coaching with NLP" de forma simples e concreta, em que consiste o #Coaching:
"Coaching is about change, about making changes. (...) Changes come from a dream of something better. (...) Coaching is about bringing your dreams into reality."
E continuam...
"Coaching engages your imagination and at the same time is immensely practical in the real world".
Segundo estes autores, fundadores da International Coaching Community, o Coaching pode ajudar a pessoa no #desempenho de novas tarefas ou funções, na #melhoria_contínua profissional, no #desenvolvimento de novas #competências, e ainda na resolução de problemas.
Para isso, o trabalho do Coach assenta, segundo os mesmos autores, em 3 propósitos fundamentais:
Mostrar o caminho em que a pessoa se encontra.
Apontar escolhas possíveis e apoiar a mudança de direcção escolhida.
Apoiar a persistência do indivíduo nesse novo caminho.
Ainda segundo Joseph O'Connor e Andrea Lages, para que o Coaching seja eficaz,
"Taking action is very important".
Mudar pressupõe agir. Ser, pensar ou fazer #diferente.
Para poder ter #resultados diferentes!...
Para que possa agir, usando diferentes - novas! - formas de ser, pensar ou fazer, deixo-lhe uma #oportunidade de reflexão:
Quais são as suas #esperanças e sonhos? O que é verdadeiramente importante para si? Tem tudo aquilo que merece? Quais são as suas #possibilidades?
Estar consciente de quais são os seus melhores sonhos, de onde se encontra e onde quer estar no futuro (próximo), e descobrir o caminho para lá chegar são os pressupostos da #melhor_versão_de_si mesmo(a). #Atreva_se!

Comments